Saudades de ti...

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Autismo – “Um Silêncio Ruidoso”
O que é?

É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.
Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo, ou seja, existem perturbações das relações afectivas com o meio.
O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo refere-se às características de isolamento e auto-concentração das crianças.
O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.
É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.
Hoje, acredita-se que o autismo esteja ligado a causas genéticas, associadas a causas ambientais.

Características comuns do autista:

- Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos;
- Parece surdo, apesar de não o ser;
- Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros;
- Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso;
- Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas;
- Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas;
- Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se;
- Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
- Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente;
- Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não verbais (contacto visual, expressão facial, gestos);
- Dificuldade em fazer amigos;
- Apresenta dificuldade em compartilhar suas emoções;
- Dificuldade em demonstrar reciprocidade social ou emocional;
- Atraso ou falta de linguagem verbal;
- Para aqueles onde a fala é presente, verifica-se uma grande dificuldade em iniciar ou manter uma conversa;
- Uso estereotipado e repetitivo da linguagem;
- Falta ou dificuldade em brincadeiras de "faz de conta".
- Dificuldade em assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
- Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
- Preocupação insistente com partes de objectos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho, por exemplo).