Saudades de ti...

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

À espera de um Pai e de uma Mãe
"Adoptar é... Adoptar não é apenas um acto de amor; Adoptar não é apenas um acto de coragem; Adoptar é superar preconceitos; Adoptar é vencer barreiras; Adoptar é mudar mentalidades; Adoptar é ter uma nova percepção do mundo; Adoptar é a capacidade de libertar os nossos espíritos, e nos deixar ser adoptados pelas nossas crianças e adolescentes que precisam de um lar." Marta Marília Tonin
De um lado existem crianças em situação de espera, do outro lado famílias interessadas. Os candidatos inscrevem-se, preparam a documentação e são entrevistados imensas vezes. As crianças vão esperando. Estes candidatos desejam filhos, sonham e projectam o futuro. As crianças também sonham. Os sonhos dos futuros pais está num documento mas nós sabemos o que eles querem: uma criança.
Se algumas crianças pudessem falar, talvez gritassem por socorro. Se nós as pudéssemos ouvir talvez nos paralisássemos. É um universo de incapacidades, de violências, de mentiras e omissões. Estas são as crianças que esperam, acolhidas em instituições de apoio. Esperam que o pai volte, que a mãe venha visitá-los, que uma nova família as queira, esperam por alguém para chamar de "seu". Há muita confusão nas suas cabecinhas. O que aconteceu? Porque está naquele lugar? Porque a mãe prometeu tanto e não cumpriu? Porque outras crianças saem e ela não? Há medo, insegurança e muita incerteza. E nós, ao não ouvi-las, esperamos que compreendam tudo e passem por cima disso, pede-se que esperem e que continuem a ter fé.
Para quê tanta burocracia? Não deixem as crianças sofrerem mais. Facilitem-lhes o acesso à felicidade. É necessário investir-se na criança, no resgate dos seus sonhos e da sua auto-estima, antes que seja tarde demais.
Ver uma criança, sem família, ao relento ou sob a guarda de uma instituição causa-me muita angústia, indignação e tristeza.
Milhões de crianças e jovens em todo o mundo esperam um pai e uma mãe que as ajude a reconstruir a vida.
Espero um dia ter a coragem de acarinhar este acto de amor: ADOPTAR UMA CRIANÇA E FAZÊ-LA FELIZ...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pensar na adopção é muito complicado, há que pensar sempre nos pros e contas. um dia mais tarde as pessoas podem se arrepender disso e jogar isso na cara da criança, o q é mt mau.

17:11  
Anonymous Anónimo said...

Tenho pena que penses assim...

21:16  
Blogger Sandrinha said...

Admiro a tua coragem! É também um dos meus sonhos, que espero concretizar! É sem dúvida um grande passo para o qual nem todas as pessoas estão preparadas!
Porquê pensar na adopção só qd nao se consegue ter filhos?! Não acho isso justo! Todos tem direito a ser felizes e amados, sobretudo aqueles que mais necessitam desse amor, carinho e compreensão!
Sabes que podes contar comigo! Apoio-te a 100%, pois sei que és capaz e tens muito amor para dar!

20:13  

Enviar um comentário

<< Home