Saudades de ti...

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Sofrer em silêncio...
A vítima de abuso sexual, usualmente desenvolve uma perda violenta da auto-estima, tem a sensação de que não vale nada e adquire uma representação anormal da sexualidade. A vítima pode tornar-se muito retraída e perde a confiança em todos adultos.
Algumas pessoas abusadas sexualmente podem ter dificuldades para estabelecer relações de harmonia e carinho com os outros.
As pessoas abusadas ficam aterrorizadas, confusas e muito temerosas de contar sobre o incidente. As vítimas podem sentir-se envergonhadas, temem represálias, principalmente se o abusador é alguém da família, sem contar com a tremenda humilhação e angústia pessoal, que leva muitas delas a encerrarem-se numa concha de dor e negação. Com frequência elas permanecem silenciosas por não desejarem prejudicar o abusador ou provocar uma desagregação familiar ou por receio de serem consideradas culpadas ou castigadas.
Quando os abusos sexuais ocorrem na família, a vítima pode ter muito medo da ira do parente abusador, medo das possibilidades de vingança ou da vergonha dos outros membros da família ou, pior ainda, pode temer que a família se desintegre ao descobrir o seu segredo.
A exploração sexual produz um efeito devastador no desenvolvimento físico e emocional dessas pessoas. Sentem vergonha, ansiedade, sentimentos de culpabilidade, perdem a confiança em si próprias e tem uma auto-estima extremamente baixa.
Este acto violento pode levar ao isolamento, à depressão mas sobretudo a terem dificuldades de relacionamento com o sexo oposto, podendo levar ainda à hostilidade para com essas pessoas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este tema é muito muito importante.Ainda bem que falaste nele pq é cada vez mais actual,e deve se dizer a essas pessoas que são abusadas que n se devem calar e não se devem fechar e isolar.É mt importante que contem c os amigos e c as pessoas q as amam para as apoiar pq se são amigos e se são pessoas q as amam,nunca virarão as costas e nunca faltarão c o seu apoio.Penso q será fardo pesado demais para uma pessoa só e que o isolamento n deve ser opção quando se teem amigos.
Beijinho
leo

10:11  
Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo. Só tenho pena que estas coisas acontençam com muita frequência, sobretudo a crianças e adolescentes indefesos que acabam por perder a inocência da pior forma.
Realmente os amigos poderão ajudar muito a ultrapassar tudo isso mas não existirá ninguém no mundo que ajude a esquecer uma violência destas.

20:51  

Enviar um comentário

<< Home