Saudades de ti...

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

O Amor na 3.ª Idade

Quando eu era mais nova, pensava que não tinha nenhuma ligação com os mais velhos. Da mesma forma, acredito que muitos jovens acham difícil acreditar que algum dia se tornarão velhos.
Os últimos anos das nossas vidas são os mais importantes. Se os últimos anos de vida são felizes, então a nossa existência foi feliz. A velhice é uma época de realização espiritual e encerramento. Quando as pessoas não estão focalizadas na obtenção de ascensão social, dinheiro ou acumulo de bens materiais, elas tornam-se capazes de observar seu interior minuciosamente, assim como a realidade da vida e da morte, sem a interferência de itens superficiais. Embora os nossos corpos envelheçam, se mantivermos uma atitude positiva e activa, as nossa mente e coração irá permanecer jovem por toda a vida.

"A juventude não é um período da vida. É um estado mental; não significa ter bochechas rosadas, lábios vermelhos e articulações ágeis. É uma questão de desejo, da qualidade na imaginação, no vigor das emoções. É o frescor de uma profunda primavera da vida." Samuel Ullman

É vital olharmos para o futuro, ter metas e aspirações – tal perspectiva é crucial para tornar os últimos anos de nossas vidas repleto de alegrias e realizações.

“...A minha tia falava muito na falta que lhe fazia esse ombro amigo, apoio e diversão, envelheceu procurando um. Não achou nem o ombro nem as partes, o que a fez chorar sentidamente na hora da morte. Mas o que você quer, queridinha?! - perguntávamos. Está com alguma dor? Não, não era dor. Antes do último sopro, apertou-me desesperadamente a mão: “É que estou a morrer e não me diverti nada!” Lygia Fagundes Telles

Este é o maior desafio que cada um de nós irá defrontar – se no final de nossa existência podermos honestamente dizer que nossa vida foi bem aproveitada.
O que é realmente importante é o quanto de textura e cor podemos adicionar às nossas vidas durante esta estadia na Terra.

O amor e o sexo na terceira idade, bem como na mocidade deverá ser estimulante e muito gratificante, uma vez que a sensualidade ao invés de diminuir com a idade, pode até aumentar, sendo por si um sentimento de liberdade, liberação de tensão e intimidade compartilhada.
Amor e sexo pode significar muito para as pessoas de mais idade e a oportunidade de expressar sentimentos de lealdade, paixão, carinho e outras emoções positivas. Isto pode acontecer nos relacionamentos que através dos anos cresceram e se desenvolveram, melhorando na idade adulta.
O redescobrir a sexualidade é uma prova para as pessoas de mais idade de que seus corpos ainda são capazes de sentir e dar prazer, sendo uma parte importante no relacionamento, mantendo alto a sua moral e entusiasmo, estas sensações são muito valorizadas pelas pessoas que, mesmo sentindo o peso da idade, percebem que são considerados sexualmente atraentes. Já as reacções negativas não estimulam e pode fazer com que desistam para sempre de sua sexualidade.
Quando se tem mais idade a necessidade de ser tocado e acariciado por alguém é muito grande. Abraçar e tocar os amigos, crianças e animais traz uma certa compensação mas não substitui a intimidade especial e a sensação de se sentir amado que pode existir num bom relacionamento.
O amor exprime contentamento e uma contínua afirmação de vida. A qualidade da relação mais íntima de alguém é uma importante medida para saber se a sua vida valeu a pena ou se foi um fracasso por não ter sido capaz de se envolver intimamente com outras pessoas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aqui esta um tema mt interessante :), até pq conheço mts pessoas ditas jovens, que são uns velhos e vise versa.A joventude de facto n está no BI mas sim na mentalidade das pessoas e na maneira de encarar a vida.Pena é as pessoas (e são muitas )que só reparam no amor e nos varios tipos de amor que nos deparam,muito tarde e veem e verão o tempo que perderam tornando se pessoas azedas por isso mesmo.Penso que as pessoas que viveram segundo a sua consciencia e n devem nada a ela,que viveram sem grandes receios de arriscar e de sentir o que de mais belo temos nesta vida,(o amor seja em que forma que se nos depara)estas pessoas terminam as suas vidas com sensação de ter vivido tudo o que havia para viver.Sim pq esta vida sem esse elemento nada vale e por mais viagens,cultura e inteligencia uma pessoa tenha,sem esse elemento será sempre...vazia.
beijinho
leo

11:24  

Enviar um comentário

<< Home