Saudades de ti...

domingo, 25 de março de 2007

Cativa-me
"... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...
Foi então que apareceu uma raposa .
- Olá, bom dia! - disse a raposa.
- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o princepezinho...
- Anda brincar comigo - pediu o princepezinho. Estou tão triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...
- Que quer dizer "cativar"? - perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. Significa "criar laços"...
- "Criar laços"?
- Exatamente. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

“«O Princepezinho» de Antoine de Saint-Exupéry é uma obra intemporal – aos sete anos é infantil , aos quinze é romântico, e a partir dos vinte é um autêntico compêndio da arte de voar através do sonho.
Nesta obra encontramos a criança que todos somos e a maturidade de que todos precisamos.
O Princepezinho ensina-nos ou lembra-nos como se ama, como se cativa, como se vê o invisível, tal como ele diz, «como se vê com o coração» .
O Pequeno príncipe será sempre uma referência na literatura do nosso tempo e bom seria que durante toda a nossa vida, um princepezinho nos lembrasse ao ouvido que «...o essencial é invisível aos olhos...».”