Saudades de ti...

sábado, 9 de dezembro de 2006

Bullying

Todos os dias, crianças em todo mundo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico das crianças, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
O bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. Bullying significa também, o uso do poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, não dar atenção, fazer pouco caso, e perseguir os outros.
O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.
O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Ao sofrer a violência do tipo bullying, tanto as crianças como os adultos, sozinhos, não têm como se defender.
Muitas crianças vítimas de bullying desenvolvem medo, pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola quando esta nada faz em defesa da vítima. A fobia escolar geralmente tem como causa algum tipo de violência psicológica.
Além de conviver com um estado constante de pavor, uma criança ou adolescente vítima de bullying talvez sejam as que mais sofrem com a rejeição, isolamento, humilhação, a tal ponto de se verem impedidas de se relacionarem com quem ela deseja, de brincar livremente, de fazer a tarefa na escola em grupo, porque os mais fortes e intolerantes lhe impõem tal sofrimento.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de bullying possíveis, as palavras seguintes relacionam algumas acções que podem estar presentes:
-Colocar apelidos -Ofender -Gozar -Encarnar -Humilhar -Fazer sofrer -Discrimina -Excluir
-Isolar -Ignorar -Intimidar -Perseguir -Assediar -Aterrorizar - Amedrontar -Tiranizar
-Dominar -Agredir -Bater -Empurrar -Ferir -Roubar -Quebrar pertences...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

este tipo de coisas é mesmo impressionante. O problema e conseguir acabar com esta "praga", pk so assim se pode chamar a estas atitudes das pessoas.

Nos dias de hoje nao há consciencia em certas acções, e nao se medem as consequencias dos nossos actos, e isso pode ferir os outros, mesmo sem intenção.

12:22  
Anonymous Anónimo said...

ola! ta muito fixe este texto e deu-me jeito, porque tavamos a falar disso numa disciplina...
beijinhos...

14:41  

Enviar um comentário

<< Home