Saudades de ti...

domingo, 24 de junho de 2007

A festa dos martelinhos e do alho porro! ...

Quando chega o mês de Junho, os portuenses, na sua maioria, apenas têm cabeça para pensar nas Festas Joaninas. Apesar do S. João só se celebrar na noite do dia 23, os preparativos e as festas começam antes.
A noite de S. João quer-se que seja de barulho e de folia. Nessa noite, nem os santos dormem…
Enfeitam-se as ruas, tiram-se os martelos dos armários e vão-se comprar os alhos-porros. Os gostos musicais que nos acompanham durante todo o ano, nesse dia são esquecidos. A música que se ouve deve ser portuguesa e popular. Há bailaricos um pouco por toda a cidade, fogo de artifício e muita animação.

Foto de Carlos Romão


Foi uma noite divertidíssima (mais do que eu poderia imaginar). A viagem de comboio até ao Porto foi fantástica, parecíamos sardinha em lata. O comboio estava cheio de jovens que, com alegria, animação, boa disposição e muita vontade de martelar, se preparavam para a noite mais longa do ano. O S. João é realmente a festa dos martelinhos. Martelar, martelar e martelar foi o grito de ordem. O mais desagradável, é sem dúvida alguma, o horrível cheiro do alho porro. Aquela bola "peluda" e "felpuda" horripilante e muito mal cheirosa que faziam questão de nos passar pelo rosto. :) Apesar disso, adorei o ambiente, o barulho, a folia, o cheiro que se fazia sentir e o estupendo grupo que me acompanhou e me proporcionou momentos inesquécíveis. Só me arrependo de não ter ficado mais tempo, pois teria evitado alguns aborrecimentos...

3 Comments:

Blogger Patrícia Soares said...

Olá Martinha!

Eu também fui ao S. João, mas já cheguei tarde e apanhei uma valente confusão... Nunca vi tanta gente como este ano, quase até esmagar! Mas o S. João é sem dúvida uma festa do norte e muito divertida. Vale a pena lá ir e nas ruas nos divertir!
Beijinhos

20:49  
Anonymous Anónimo said...

Olá martita..
pois,foi uma noite mto animada..sempre prontas a martelar, salvo seja;), e, acima de tudo, a divertir-nos bastante...
foi uma pena não teres ficado mais um bocadinho, mas o mais importante é k enquanto estiveste foi uma animação...
Beijinhos

13:39  
Anonymous Anónimo said...

ola! o S.joão é msm um maximo e o fogo é lindo, foi pena este ano ñ ter podido ir e perder a tua companhia...mas po ano á mais...beijinhos

10:45  

Enviar um comentário

<< Home